O que é Cabaça ?!

Cabaça ou porongo é a designação comum dos frutos de plantas da família das cucurbitáceas (entre as quais a Lagenaria siceraria, tema deste verbete) e a uma da família das bignoniáceas. As plantas são chamadas de cabaceira, porongueiro e cabaceiro.

O fruto seco é amplamente utilizado em diversos países do mundo, de várias formas:

* vasilha para uso em refeições, como cuias ou copos;
* moringa para transporte de líquidos, normalmente, água para se beber durante uma viagem;
* cisterna para armazenamento de líquidos em regiões secas ou que não dispõem de outros meios;
* Amplificador acústico em instrumentos musicais, como o berimbau, chocalho, afochê, maraca, sequerê ou xequerê, abê e malimba;
* artesanato;
* porta-objetos;
* brinquedos, bonecas.


A Lagenaria siceraria é uma trepadeira herbácea.

Não se sabe exatamente o origem desta espécies. Trabalhos arqueológicos identificaram artefatos da planta em diversas regiões do mundo, sem no entanto, conseguir identificar a origem. Provavelmente por ser uma fruta flutuante como o coco, cujo formato lacrado permitiu seu transporte através de rios e correntes oceânicas desde épocas remotas, permitindo que suas sementes intactas se difundissem por todo o globo.



Além da predominância da tradição na maior parte dos casos, é interessante observar que todos os usos relativos estão associados a culturas com baixa tecnologia, já que os objetos adaptados a partir da casca da planta já foram aperfeiçoados há muito tempo, em quase todos os locais de uso atual, ou estes já tiveram acesso a eles.

Por outro lado, pode-se associar seu uso também a culturas economicamente distantes dos centros, já que mesmo tendo acesso, muitos locais adotam o uso por questões financeiras.

Os frutos verdes de sabor muito amargo (utiliza-se a casca), são utilizados na culinária do interior do Brasil (Minas Gerais). Depois de picada, ela fica de molho na água por pelo menos 24 horas, com várias trocas (para diminuir o amargor), e é consumida depois de cozida.

Em algumas zonas de Portugal (especialmente no Minho) utiliza-se a palavra cabaça para designar a abóbora. No sul do Brasil, é mais comum a definição da planta como porongo, a partir da qual se fabrica a cuia de chimarrão, bebida típica dos gaúchos.